quinta-feira, 14 de julho de 2011

Algumas delicias tipicas Paquistanesas

Ontem la no grupo do blog no Facebook (JOIN US!) eu pedi sugestao de posts porque ando com a inspiracao abaixo da linha da miseria hahaha.


Entre outras coisas, me sugeriram falar um pouco sobre a culinaria daqui...By the way, thanx pelas sugestoes e please mandem mais porque ajuda bastante tendo um tema ja em mente...


Embora existam bilhoes de sites e videos no "iutubil" com receitas paki/indiana, eu vou aqui dar um pitaco rapido sobre os principais pratos dessa culinaria deliciosa, gorda e cheiaaa de masala lol


Alias, aquele autor do livro "Paquistao, Viagem a Terra dos Puros", o Fernando Scheller, disse no programa do Jo que a culinaria aqui eh limitada (nao lembro se foi exatamente com essas palavras), mas nao sei de onde ele tirou isso, porque esta muito longe de ser verdade, a culinaria paki/indiana eh riquissimaaaaa e tem uma variedade imensa de pratos, mas o que pouco diferencia (isso sim eh verdade), eh que todos os pratos sao extremamente condimentados e tambem que a grande maioria sao a base de chicken ou mutton...


Bem, dito isso, vou falar dos pratos  salgados primeiro e depois, em outro post, dos doces okay? E vou opinar apenas sobre coisas que ja experimentei e ou que cozinho com frequencia. Mas sao taaantas coisas que temo deixar injusticadas muitas das delicias :(


Por ordem de importancia na minha preferencia 'culinaristica` vem o todo-poderoso/maravilhoso/delicioso/mesopotamico (ui), sua majestade...


1) o BIRYANI...




Serio gente, ainda nao inventaram nada melhor nesse mundo. Nao tem explicacao o tanto que eh bom esse prato a base de arroz basmati+frango ou mutton (carneiro)+ milhoes de especiarias. Existem inumeras variacoes, com camaroes, apenas vegetais, ovos etc e cada um faz de um jeito diferente, acrescentando um ou outro ingrediente, mas os mais populares sao mesmo os de frango e carneiro :)


Fazer um bom byriani eh uma arte e da uma trabalheira danada, mas vale a pena porque o negocio eh pra comer ajoelhado agradecendo a Allah! O da minha sogra e da minha "tia" (irma da sogra) nao sao desse planeta de tao bom. Tenho que tomar muitoooo cuidado, porque se deixar eu como um kilo numa sentada soh :`(


Eh um prato muito servido em festas de casamento e outras ocasioes especiais (jantares com a familianca toda, Eid, etc)..Definitivamente nao eh um prato do dia-a-dia porque sai muito caro pra fazer e o povo paquistanes de forma geral cannot afford it! 


Acompanham a delicia, salada e raita (mistura de iogurte com ervas e/ou especiarias)


Uma das receitas AQUI


2) Coladinho no biryani, um outro prato que eu amo bem muito eh o PULAO, que tambem eh uma delicia e um "pouco menos complicado" de fazer. Alias eu sou doente por arroz, como ate puro se precisar, entao tudo que eh feito com o mesmo, vai pro topo da minha lista hehehe






Assim como seu "primo rico" o biryani, o pulao tem diversas formas de preparar e, tambem sendo as mais comuns, com frango, mutton, vegetais e/ou graos (como grao de bico, ervilhas etc)...


Acompanham o prato, salada e raita.


Receita AQUI


3) Chicken Karahi - esse eh um prato muitoooo popular entre os pakis  (um dos mais) e relativamente facil de fazer. Eu faco de vez em quando, mas normalmente comemos sempre quando jantamos fora.


Eu gosto bastante, mas acho muito oleoso e pesado pro meu gosto (esse da foto ate que nao esta tanto, mas nos restaurantes, normalmente vem nadando em oleo, afff)..Ja o mareedo eh super fan...



Acompanha roti ou naan + raita.

Receita AQUI


4) Nihari - A base de carne (beef) com um molho denso e com um sabor bem peculiar, o Nihari eh outro prato super popular e apreciado pelos paquistaneses. Particularmente acho dificil e demorado de fazer (eu mesma nunca fiz, mas ja vi minha sogra fazendo), mas vale a pena o esforco porque realmente eh uma delicia. 

Existem restaurantes especializados apenas nesse prato, tamanha a popularidade do mesmo.


Acompanha roti, naan ou arroz branco.

Receita AQUI


5) Haleem - Esse eu nem me atrevo a fazer porque definitivamente meus dotes culinarios sao limitadissimos para tal proeza. Eh dificil e altamente "demorativo", alguns chegando a consumir entre 7 e 8 horas de preparo (afff), mas a paquistanesada adora...


Sinceramente nao lembro se ja experimentei ou nao (acho que ja, mas nao lembro messsssmo), mas com tanta funcao pra preparar, soh pode ser muito bom hehe.


Eh feito a base de varios graos e mutton.




Acompanha roti, naan ou arroz.


Receita AQUI


6) Chicken Tikka - Populareeeerrimaaaa por aqui, a chicken tikka eh uma especie de "churrasquinho" de gato frango extra condimentado (as usual) marinado no iogurte. Pode ser feita com pedacos grandes (normalmente nos restaurantes, street foods, etc) ou chiken cubes, assados na brasa (no espeto ou grelha) ou mesmo no forno de casa. 


Minha sogra tem um truque legal, ela faz na panela mesmo, e no final do preparo, ela acende um pedaco de carvao (ate ficar em brasa e soltando bastante fumaca) e coloca na panela sobre um pedaco de roti ou pao e tampa, pra defumar o frango e ficar com o gostinho caracteristico da famosa tikka vendida nas ruas..."dilicaaaa"




Acompanha roti ou naan + raita.


Receita AQUI e AQUI


6) Kebabs - Os "mundo afora" famosos kebabs, embora nao seja exatamente uma iguaria paquistanesa, tambem sao queridinhos dos pakitos e existem varias formas de preparo e formatos (chapli kebab, shami kebab, kefta kebab etc...). 


Sao feitos a base de carne (de vaca, mutton ou frango) moida e especiarias e tambem podem ser feitos com batatas (aalo kebab, facil e rapido)..


Lembram o nosso famoso hamburger, mas sao bem mais saborosos. Alguns tem formato "cilindrico".


Os pakis sempre tem kebabs em casa (congelados) para caso de emergencia, quando vem alguma visita inesperada (ou esperada hehe), eles servem  como petiscos, com molho de iogurte (raita) ou ketchup. 


Eh possivel achar uma variedade enorme ja pronta tambem nos supermercados, eh bem pratico, porque ai eh soh fritar ;)


 Kefta kebab
Peshawari ou chapli kebab, meu favorito




Servidos com roti, naan, arroz, como recheio de sanduiches ou como petiscos.


Receita AQUI  e AQUI


7) Chicken Jalfrezi - A base de frango e vegetais ( basicamente pimentao, tomate, cebola, ervilhas frescas, gengibre e cheiro verde), esse eh bem facil e rapido de fazer...Faco sempre pro maridex e ambos adoramos...




Acompanha arroz branco, roti ou naan (prefiro com arroz, sempre! hehe)


Receita AQUI.


Bem, tem muitos outros obviamente...Os supracitados sao apenas alguns dos mais populares mas que nao sao aqueles do dia-a-dia sabe?


No cotidiano mesmo, como as carnes estao pela hora da morte, basicamente o paquistanes se alimenta de muitos graos (daals) e/ou vegetais (batatas, berinjela, couve-flor, cenoura, quiabo, espinafre, e alguns outros veggies que nunca vi em outros lugares, portanto nao sei os nomes hihihi), que sao preparados sempre com muita masala e acompanhados de roti. Tem muitos pratos tambem a base de carne moida (koftas, keema, etc), que eu particularmente nao aprecio tanto.









Ah, uma coisa bem legal aqui eh que pra quase todas as receitas tipicas, existe ja o preparado em caixa, que ai facilita muitooooo a vida do povo, porque eh soh add os principais ingredientes com a masalanca das caixinhas ;)

Olha que beleza! E tem varias marcas diferentes tambem



  


Eh isso por enquanto meu povo, aff cansei! lol


Como eu disse antes, todas as receitas acima, voces podem encontrar 1001 variacoes net afora e tambem no youtube, entao se joguem e ja comecem a treinar se quiserem conquistar seus respectivos significantes pelo estomago hehe


Um site de culinaria paki/indiana que gosto bastante eh o http://www.khanapakana.com/


Fotos: Google images.


14 comentários:

Jules disse...

Mas tu me tortura com esse post, beesha!

Vou ter que comer Nihari hoje. É bom demais!
Haleem é sem dúvida meu preferido, mas não fazem bem por aqui. Mando trazer de Karachi.
FOMEEEE!

Everyn Palhares disse...

Jura bee? E eles mandam congelado, como q eh? Qta funcao hein hihihi..

Ah o meu fav eh sem duvida eh o Biryani King =D

Lau* disse...

Ah tantos pratos e só conheço o kebab..que adoro hehe
Também aqui não é muito fácil encontrar outras comidas típicas daí..

Bjos

Jules disse...

Enlatado, beesha.
É um restaurante que vende Haleem enlatado também. É perfeitoooooooo!!!
Aí só frito a cebolinha no ghee, corto o chili, ginger e dá-lhe!
Ai que agonia. Eu quero!

Mel disse...

Meu que fome monstro!!!
Acabei de me pesar e quase me joguei da janela,dai pra acalmar venho na net e dou de cara com esse post gordo,sacanagem,como faço pra emagrecer 20 kgs em uma semana ra não chegar balofa no Brasil heim????
Eu tbem sou louca por biriani,o do meu marido e o meu rsss,o da sogra eh comível.Não descobri ainda a diferença do pulao,eh tudo a mesma perdição de delicioso,
Queria ter a paciência que paquistaneses tem de fazer um Haleem,como demora aquele trem,mas que eh bom eh ne,acho que no inverno não tem nada mais gostoso.Kebabs,chicken tika,eh hoje que eu me acabo no restaurante.
To levando os temperos pro Brasil,da ultima vez que fiz biriani la minha cunhada apaixonou,e fiz com arroz do Brasil,imagina se levo o basmati heim.

Everyn Palhares disse...

Jules - Nussss enlatado? Nunca ouvi hablar hihih...Proxima vez q for ao mercado vou procurar pq eu fazer mesmo sem chance...

Mel - ai amiga esses pensamentos gordos nos matam neh affffffffff...Aqui nao tem jeito de fazer dieta :((((((

Pulao e biryani sao parecidos msm, mas o biryani eh beeem mais incrementado e mais saboroso e mais dificil de fazer tbm..mas os dois se aparecer na minha frente eu "siacabo" hehehe

Everyn Palhares disse...

Ahhh e leva sim arroz basmati, eh mto melhor...Da ultima vez q fui ao Br eu levei daqui o arroz e as temperancas e fiz la pra familia...soh meu irmao mais novo adorou pq ele amaaaaa pimenta hihihih, o resto nao aguentou a pressao...isso pq eu fiz beem "light" hein :P

Rosana disse...

Gente, que post completíssimo! Mandou, hein? Congrats!!!! Pena que nunca comi nenhum desses pratos, e provavelmente nunca vou comer. Acho que vou sonhar com essas fotos hoje à noite....

Everyn Palhares disse...

Rosana - Eh flor, nao parece mas esse deu trabalho pra fazer hihhi...

Ainda falta um para as guloseimas doces ;) To criando coragem hehe..Me cobrem ta?

Daania disse...

Ai que delicia!!!
Amei teu post Everyn... vou morar com meu amore aqui no Brazil,por um ano..em seguida ... Karachi. sei que ele sentirá falta das comidinhas de lá ...então já estou me preparando... achei muitas receitas, mas não sabia se eram populares ou não, teu post me ajudou muito .... Ele me ensinou fazer pakoras...amei . Particularmente, penso que vou amar tudo isto...amo comida temperada e pesada :P ,e amo cozinhar tambem.
Shukriya ... Beijos querida !

Isabela Hasan disse...

No Brasil mesmo achamos varios ingredientes para os pratos Pakis, tem o ghee, a farinha de grao de bico para as pakoras, os temperos, somente o gram masala que temos que misturar os temperos para chegar ao gram...O Biryani e o Pulao tem muita diferencas, nao soh em gosto como no preparo. Eu gosto da comida paki mas a quantidade de chilli e de oleo eh absurda...Posta sobre os doces, tem um que aprendi a fazer o Raz malai, que eh delicioso.

Isabela Hasan disse...

oi Mishal, como vc me pediu para postar umas receitas aqui, vou comecar com o Lamb Pulao, eh super facil e uma delicia...qq coisa me manda uma mensagem que te mando mais receitas por email e vc pode postar.

Lamb Pulao (پلاؤ)
INGREDIENTES:


2 litros de agua
1/2 kg de carneiro (Lamb)
1/2 kg de arroz
1/2 xic. de oleo
7 cebolas medias fatiadas
2 dentes de alho
5 colheres de sopa de coentro ( semente)
sal a gosto
2 canela em pau
4 cardamono preto
1/2 colher de sopa de cravo amassado
1/2 colher de sopa de cominho ( semente)
1/2 colher de sopa de pimenta preta ( semente)
1/2 colher de cha de chilli (opcional)


MODO DE FAZER:


Colocar para ferver a agua com a carne, sal, 3 cebolas fatiadas, o alho, as 5 colheres de coentro.
Lavar o arroz e colocar de molho ( reservar).
Quando a carne estiver macia, retirar a panela do fogo, escorrer essa agua do cozimento e reservar. Colocar a cebola restante em uma panela funda com o oleo, canela, o cardamono preto e fritar ate a cebola ficar com uma cor marrom, juntar a carne cozida misturando bem e juntar um pouco de agua. Depois de ferver um pouco, colocar a agua do cozimento e o arroz lavado e escorrido, adicionando a 1/2 colher de pimenta e a 1/2 colher de cominho.
O arroz estando "ao dente", colocar o cravo amassado, tampar a panela colocando um pano por baixo da tampa, abaixar o fogo e deixar por mais 5 minutos.

Espero que gostem.

beijinhos

Mel disse...

Por sua culpa eu engordei 50 kgs esse final de semana

Thami disse...

aiii...parece bom...mas tenho um pouco de nojinho de coisas com frango..o quão chata eu sou? hahaa..acho q to ferrada de ir pro pak e só comer isso..

Navegando nos arquivos

Related Posts with Thumbnails