quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Minhas viagens pelo Paquistao - Sitio Arqueologico de Harappa

No final de semana passado fui visitar os in laws em Multan e na estrada de volta para Lahore, paramos em um lugar que ha varios meses o maridex estava querendo me levar para conhecer..Ele sempre falava desse lugar, mas nunca dava certo de parar pq sempre passavamos por lah a noite..Dessa vez nos programamos pra sair mais cedo de Multan pra dar tempo de chegar a esse lugar ainda durante o dia...e assim foi!

O nome do Lugar eh HARAPPA, que fica a 27 KM de Sahiwal, entre Lahore e Multan, no Punjab.
Este local abriga um dos maiores tesouros arqueologicos do mundo, com mais de 4500 anos e foi berco de uma das civilizacoes mais desenvolvidas da antiguidade...A descoberta desse incrivel sitio arqueologico, eh relativamente recente, data de 1826, pelo desertor britanico Charles Masson. Mas infelizmente antes da area ser declarada protegida , os moradores locais sem ter a menor nocao do tesouro historico que eles tinham ali, destruiram boa parte das construcoes e estruturas dos remanescentes ancestrais do que foi um dia uma grande cidade, roubando seus tijolos para contruirem suas proprias casas, estacoes de trem etc ..Pouco sobrou das ruinas, mas ha ainda mto a ser escavado e muito ainda a ser descoberto...

Pra quem como eu, adora historia e quiser saber um pouco mais sobre a Antiga Civilizacao de Harappa, leia aqui ou de um google que tem mta coisa =)

As minhas impressoes:

A primeira vista, pode parecer um lugar "sem nenhum grande atrativo", nao eh um lugar exatamente bonito, com uma natureza exuberante, POREM, eh muito excitante saber que ali naquele local foi descoberto uma cidade PERDIDA (eu adoro historias de cidades perdidas) tao antiga, tao rica e tao desenvolvida para a epoca...Eh uma verdadeira viagem no tempo. Sensacional!

Quando chegamos ao local, que eh cercado (pois eh protegido por lei agora), a firangi nao conseguiu se passar por uma local once again e teve que desembolsar 200 rupias na entrada, que para paquistaneses custa 15..E nao tem conversa, nao adianta dizer que vc eh casada e que mora no Paquistao e bla bla bla. Eh estrangeira (o)? Vai pagar mais! E isso eh em qualquer ponto turistico do Paquistao! Mas afinal, o que sao modicas 200 rupias diante da verdadeira aula de historia que eu teria ali...Alias, chega a ser RIDICULO de tao barato neh, principalmente se comparado a outros pontos turisticos mundo afora...Eu msm paguei 11 EUROS soh pra subir na Torre Eiffel...Mas como sao momentos unicos, vale a pena cada centavo...=)))

Chegamos lah o pequeno Museu que tem no local jah estava fechando..Mal entramos e jah tivemos que sair...Alias, eh ateh engracado, pq o funcionarios naum querem nem saber, deu a hora eles jah vao fechando as portas na cara do povo e "botando pra correr" quem estiver lah dentro hahaha...Ai nos restou ir visitar as ruinas...
Andamos um pouquinho, por uma estradinha bem estreita (tipo aquelas que tem naqueles livros biblicos que mostram dois caminhos, um que leva ao paraiso e outro ao inferno, sabe como? hihih..Pois eh, me lembrou isso a tal estradinha...Ai ai, eu e meus devaneios aff..
Tah, voltando...Nao ha mtooo o que se ver na verdade...sao apenas algumas ruinas como vcs podem conferir nas fotos abaixo e andando um pouco mais tem um mausoleu com um tumulo GIGANTE (nunca vi daquele tamanho), onde as pessoas acendem velas (?) e ficam orando naum sei pra quem (??)...Vi varios turbantes em cima do tumulo, que eh todo recoberto por tecidos ricamente bordados e adornados...De certo sao deixados lah como oferendas (???)..Bem, isso no Islam eh proibido, entao naum entendi muito o porque daquilo e tbm nem sei de quem era aquele mausoleu pq naum tinha nada escrito e se tinha tava em urdu..ah naum lembro! Mas enfim, deve ser de alguem importante ...lol
Saindo de lah, fomos abordados por algumas criancas bem pobrinhas que ficavam me puxando pela blusa e pedindo insistentemente esmola e falando sabe-se lah o que em urdu...Elas literalmente me agarravam, me puxavem e ao Habi tbm..ai eu dei la um dimdim pra uma e as outras indignadas continuaram a me seguir pedindo mais hahaha...Eu estava quase ficando maluca com aquela criancada atras de mim e do Habi num misto de vozes irritantemente insistente do qual eu soh entendia: Aunty Aunty Aunty Aunty Aunty....Chachoo chachoo chachoo...Assim msm, falados 37463767246 vezes na sequencia sabe como? hihih...Eu naum sabia se eu ria ou se eu chorava...Ateh que eu dei um susto neles, virei pra tras de repente e gritei BUUUUHHHH kkkkkk..Eles se assustaram e eu me rachei de rir..Ateh o Habi que nao eh lah mto de mostrar os dentes, deu risada..Ai eu falei...VAMOS TIRAR UMA FOTO..Foi ai entaum que registramos a foto com a molecada..Eu nao podia perder, pq afinal, foi a parte engracada da aventura...Msm assim, depois eles ainda continuaram nos seguindo com a msm ladainha por uma boa parte do caminho...Coisas do Paquistao...Adoro!
Nesse lugar tem tambem um cemiterio muito antigo..Diz a lenda que a noite eh muito facil de "ver" fantasmas por ali, que eh repleto deles..Bem, eu eh nao queria ficar lah pra ver neh =P...Mas que o local tem uma energia estranha, ah isso tem sim! Nao eh ruim, mas eh diferente..Tem algo no ar, sei lah, talvez ateh meio sinistro...Mas de uma certa forma, ali eu senti paz...=)
Enfim, tinha mais algumas estradinhas que levavam a outras ruinas, mas como jah estava ficando tarde, nem deu tempo de ver..Qualquer dia desses quero ir lah de novo pra ver o resto e com mais calma e tempo...=)
Vale a pena conhecer!
Aguardem que em breve tem mais pontos turisticos do Pakistan e lugares legais pra se visitar, especialmente em Lahore...;)..Esse ano quero ver se fotografo mais coisas interessantes, curiosidades, etc etc etc...Quero que meu blog seja mais informativo e legal de acompanhar...
Bjus e espero que tenham gostado!
Update: Acabei de descobrir que se clicarem nas fotos elas ficam enoooormes hahaha (derrrrr)
O "infame" ticket hihih
Frozen... A arvore sinistra vai me pegar Buuuhhh!!! lol Panoramic view
Essa molecadinha deu um trabalhoooo...lol
Um pouquinho da historia do local....
Marido falando sei lah o que sei lah com quem =P

Ruinas
Ruinas
Ruinase mais Ruinas lol
Road to Harappa..Sempre quis passar por uma estradinha assim =)

13 comentários:

Mel disse...

Muito legal as fotos,eu nao aguentei a das criancas,tem um la do lado esquerdo que parece um tiozao chileno anao,nem parece crianca kkkk.
Que delicia passear por lugares tao diferentes assim,adooooro,vc anda de moto ai com ele?Eu fiquei com muita vontade de andar de moto quando estava ai,eh a famiia toda ne,muito bom.

Mishal Zohaib disse...

Deusssssssssss me livre de andar de moto com familianca hahahaha...Jah tenho medo sozinha, imagine com familia..MEDOOOO..Mas jah andei mto com ele sim, qdo cheguei em Lahore soh tinhamos a moto e era mto ruim, afff, principalmente pq tem q andar soh de ladinho hahaha...odeioooo

Mishal Zohaib disse...

TIOZAO CHILENO ANAO...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Eu ateh agora naum consegui decifrar se isso eh menino ou menina...Mas se bem q pelas roupitchas deve ser menino...Mas tinha voz de menina affff...Hmmmmm...sei naum hein hahaha

Rebecca Cisne disse...

Eveeee... Axo que vou praí trabalhar com turismo!!!! hauahauahuahauahau

aí tu vais ter uma moka permanente lolz

Que canto mais lindo!! Adoro arqueologia.. hehehe

Vou ensinar hospitalidade (pro num colocarem ngm pra correr) loz e vou me fartar com todas as 200 rúpuias..! tah certo povo pakistanês é assim que tem que ser!! lolz

Kisses

Malu disse...

Estão lindas as fotos
:)

bjo*

Márcinha disse...

"eu nao aguentei a das criancas,tem um la do lado esquerdo que parece um tiozao chileno anao"

Báh...haushaushaus...chorei aqui agora... :p

Eu tbm fiquei na duvida quando vi a foto no orkut, menino ou menina? ..mas é um pakitinho, com um corte de cabelo fashion e de brinquinho...(óh até rimou :p) haushaushaus.

Carol disse...

tem um la do lado esquerdo que parece um tiozao chileno anao,nem parece crianca kkkk.
[2]
EU PENSEI O MESMO
ahuahauhauhauhauhauhuahua
ai que maldade

Ursinhu da Juh =] disse...

Hummmmm... que xato heim fica passeando conhecendo esses lugaress lindhos de morre kkkkkkk.
Ai como vc é xique toda bunitona ta linda linda =].
Vim conhecer seu blog e ameeeeiiii =] ja coloquei la pra seguir agora onde voce for tamo atras tamem kkkk.
Eu to vendo ta tv que esta acontecendo uns atentados no pakistao é perto de voce isso ou nao tem nada a ve??? Misericordia ne eu só fico pedindo a DEUS pra acaba com essa confusao quanta falta de amor e respeito puxa =[





bjuuuu
fica com DEUS =]

Lib disse...

menina, que baixaria essa historia que rolou aqui. fiquei bege. meu, eu que sou eu, expert em Peshawar (kkkkkk) nunca mais fui pro PK pq NAO DA PRA IR PRA PESHAWAR se vc nao estiver a fim de morrer (super nao estou afim de morrer)... e quer que vc faca carta-convite para aquela encrenca? Tipo, mellldelllsss, a menina ta cega. Saudades de ti. To programando umas ferias no PK, o "POBREMA" eh que a coisa ta feia em Islamabad, em Peshawar... Li no jornal que ate em escolinha de crianca estao soltando bomba. :( Quero tanto te ver ai em Lahore... saudadinhas.

Lib disse...

alias, essas ruinas me lembram as ruinas da cidade de Troia... e os templos gregos e romanos que visitei. Achei chato bacarai. :s Mas no Paquistao a experiencia e completa pelos "surroundings"... Caguei de rir com o filho do Nhonho na foto. Kkkkkkk, parece um pequeno homem. Alias, oq eh chachoo?

Mishal Zohaib disse...

Lib
Hahahaha..ai Beecha..vc some mulher!!! Jah te falei 3948486576 vezes que estou a te esperar aqui faz tempoooo...Esquenta naum que eu sei de uns lugares bem legais que NAUM explodem hihi (hopefully hehe)
To pensando seriamente em ir a Dubai InshAllah ateh o meio do ano...Agora as monas tao tudo morando ai hein...LOOSHO, PODER E SEDUCAO hahaha...PRECISO IR tbm =D

Ursinho da Juh
Pois eh flor, tah feio o negocio por aqui afff..mas esse atentado que vc estah falando foi em Karachi...bem longe de onde estou, oq nao quer dizer nada, pq o perigo tah em toda a parte por aqui..infelizmente =(

Rebecca

Venhaaaa minha filha e vamos tocar o terror nas ruinancas da vida por aqui hihihih

Mishal Zohaib disse...

Ah sim, "chachoo" means Uncle,em urdu...=)..Eh normalmente usado para denominar o "younger brother of father"...

Outras denominacoes:

Taya = Elder brother of father
Phupho = sister of father
Khala = sister of mother
Mamu = Brother of mother

AFF! Melhor chamar msm de uncle ou aunty...lol

Lib disse...

tiozao chileno anao...
meu, rindo alto aqui...

Navegando nos arquivos

Related Posts with Thumbnails