sábado, 3 de julho de 2010

O Homem "Elefante" de Lahore - UPDATED

UPDATE: Encontrei um site que tem muito mais fotos e detalhes do "Elephant Man"..Mas achei que trataram o homem de forma bem pejorativa...Veja AQUI


Logo quando eu me casei em 2008 que eu tive que voltar ao Brasil para resolver algumas pendencias, eu vim a Lahore para pegar meu voo de volta. 


Naquela ocasiao, fiquei apenas poucas horas na cidade, mas o tempo que fiquei, saimos com um amigo do Habi para um pequeno tour e tals..


Nessa "voltinha", eu presenciei uma das imagens mais chocantes e bizarras que ja vi na vida:


Um homem pedindo esmolas numa das Avenidas super movimentadas de Lahore, mais precisamente no canteiro que divide as duas pistas. 


Me lembro que o carro parou no sinal e quando olhei para o lado e vi esse homem, minha reacao automatica foi de perplexidade total, shock e eu nao conseguia tirar os olhos dele. Chamei a atencao do marido e do amigo para verem e ambos ficaram perplexos tambem.


O homem tinha uma anomalia genetica que desfigurou totalmente o rosto e a cabeca dele, que era enorme, totalmente fora dos padroes humanos.


Aquela cena ficou colada na minha memoria e vez ou outra eu lembro desse pobre homem, que vive ao Deus dara e com esse enorme problema. Fiquei com muita pena dele, imaginando a vida miseravel ele devia ter :(


Mas depois disso, nunca mais o vi. Nao sei se esta vivo ou morto, mas hoje, navegando no google a procura de  umas imagens para ilustrar um post (nada a ver com esse aqui), por um acaso encontrei uma foto linkada a uma materia em um blog de UK que estava justamente contando o caso desse homem, ao qual atrubuiram o nome de " "Pakistani Elephant Man".
Nao vou colocar a foto aqui, mas quem quiser ver, aqui esta o LINK.
Claro que tem casos muito piores que o dele, como o desse chines AQUI por exemplo (sinistro sinistro sinistro) e muitos outros, mas que eu tenha visto  pessoalmente, o desse paquistanes, foi sem duvida o pior.


Alias, notei que tem muitassss pessoas com deficiencias fisicas aqui no Paquistao e fico me perguntando, nao sera isso por conta da "tradicao" desse povo em se casarem entre familia? Porque sempre ouvi dizer que casamento entre co-sanguineos oferece um risco enorme dos filhos nascerem com problemas. Credo!


P'S: O nome "Elephant Man" nao foi atribuido por mim e tampouco usei como forma pejorativa , apenas citei o nome pelo qual ele ficou conhecido. Assim como eh usual fazerem com todos que sofrem esses tipos de deformidades. Ex: Bubble Man, Tree Man, etc...


14 comentários:

Patricia disse...

Afff credo mesmo!

kurati disse...

Que situação terrível...é de se fazer pensar ,quando reclamamos de defeitos bobos,como nariz grande ou orelhas de abano.

Everyn Palhares disse...

Kurati

Pois eh...Eh justamento no que penso qdo vejo pessoas nessas condicoes, o quanto somos afortunados por sermos perfeitos e termos saude..
Temos que agradecer a Deus todos os dias por isso =)

By the way, welcome..Acho q eh a primeira vez que comentas aqui, nao?

Mel disse...

Ai amiga,que triste isso,e eu reclamando dos meus kgs a mais,pecado.
Kurati por aqui???Ele eh muito fofo,sou leitora do blog dele,o unico defeito eh ser saopaulino(alias o mesmo seu ne migaaa?)

Olívia Barros disse...

Não me assutei não.
Lahore é longe de sua casa?
Procure perguntar por ele porque estas pessoas vivem a marginalidade da sociedade e costumam não se afastar dos locais que lhes é habitual.
Lembre-se que não devemos ajudar as pessoas com o que nos sobra, assim é facil.
Não quero ser piegas, poluir seu post, mas é o que penso.
Se sair de hijab na rua quase Porque você sabe tudo que é diferente o ser humana tem repulsa.
Bjo grande.

Olívia Barros disse...

Esqueci posso fazer um link sobre seu novo bebê?

Mariachiquinha disse...

Eu vi uma senhora uma vz, com uma deformidade desse tipo. Tentei parecer o mais natural possível, mas não tem jeito, parece que os olhos possuem um imã que nos levam a olhar para a deformidade.

Nesee caso do chinês, essa deformidade, quando detectada no ínicio, é possivel estabilizar a doença com pequenas cirurgias.

Mas nos dois casos, eu acho que se eles tivessem tido uma assistencia médica pública de efeiciencia, talvez nào tivessem chegado ao tal ponto, mas ser podre dificuldade ainda mais.

Agora, casamento entre parentes co-sanguineos pode trazer sim algum tipo de deficiência para os filhos, geralmente causa surdez ou a cegueira, isso não é lenda, é comprovado científicamente.

A gente deve mesmo agradecer a Deus pelos nossas "defeitinhos".

Everyn Palhares disse...

Olivia

Na verdade eu moro em Lahore e a cidade eh mtoooo grande, enorme...Eh dificil ver a mesma pessoa de novo...

Esse homem eu nunca mais vi..Vai ver ate morreu coitado..Vai saber

E claro que vc pode fazer um link pro meu baby hihiih

E nao entendi essa parte:

" Lembre-se que não devemos ajudar as pessoas com o que nos sobra, assim é facil.
Não quero ser piegas, poluir seu post, mas é o que penso.
Se sair de hijab na rua quase Porque você sabe tudo que é diferente o ser humana tem repulsa. "

Ma Chiquinha - Isso q vc falou eh bem verdade..Provavelmente esse coitado nunca teve acesso a um tratamento, porque qdo eh assim, nem a pp familia quer saber de ajudar...Sad, but true =(

Sol disse...

AFFFFFFFFF!!!!
A cada dia que passa, mais me surpreendo com casos como este, que quase sempre acontecem na Ásia. E isso é sim, reflexo dos sucessivos casamentos consangüíneos que ocorrem nessa região e que esse povo acha super normal e assim continuam a “incentivar/obrigar os primos a casarem com as primas... Afffff dá raiva às vezes sabia? Esse povo parece demente... que não estuda Biologia, que nunca ouviu falar em genes dominantes e RECESSIVOS. Quanto maior o grau de consangüinidade entre os pais, maior a chance dos filhos sofrerem com anomalias genéticas raras, como essa. No caso do famoso Homem-árvore mesmo, ele sofre de uma anomalia genética autossômica RECESSIVA rara. Claro que casais não-consaguíneos também podem ter filhos com anomalias genéticas, mas anomalias RARAS normalmente provêm de casamentos consaguíneos. Até quando esse povo vai achar a endogamia algo normal???????

Futil Pero No Mucho disse...

Sol

Adorei a explicacao..Eu sabia que dava problemas, mas nao sabia com tanta riqueza de detalhes...

Eu tbm sou SUPER CONTRA esse negocio de casamento entre primos..E aqui eles casam com primos (as) de primeiro grau mesmo..Meu cunhado por exemplo vai casar com a filha da irma da mae dele...Eh quase como primo-irmao nesse caso neh...

Pra mim isso soa como incesto AFFF..

Mas aqui eh MUITOOOO NORMAL...Nao sei dizer em percentual, mas eh bem alto o % de casamentos entre familia

Ainda BEM que meu marido saiu fora desse esquema hihihi :P

Mas os pais dele sao primos tbm...

Jah a irma, casou com "alguem de fora", arranjado logico, mas ao menos nao eh da familia...

Futil Pero No Mucho disse...

Ah sim, e esse tal de HOMEM ARVORE, eu vi num documentario esses dias mesmo no National Geographic...

SINISSSSSSSSTROOOOOOOO...Aquilo sim eh desesperador de se ver!!! Muita aflicao affff

stéfani disse...

Nossa! Perplexidade total!!!

Caramba! Me deu pena :(

Coitadinhos...

Fico imaginando o quão horrível deve ser para eles viver nesse mundo preconceituoso.

E para se movimentarem? Trabalharem? Viverem? Nossa!

Mas é incrível que apesar das dificuldades muitos conseguem superá-las.

Beijos

Amei seu post flor

Carol disse...

ai tadinho...
com certeza acho que eh por conta desse povo ficar casando entre familia. bagunça!

Olívia Barros disse...

Desculpa a demora da resposta.
Tive alguns contra-tempos.
Vamos lá por partes:
1. Quando me refiro a ajudar com o que nos sobra seria algo como quando separamos o que não nos serve mais e damos a alguém. Claro que é um gesto louvável. Mas me pergunto se também somos capazes de dar aquilo que não é descartável em nossas vidas.
2- A frase do hijab ficou incompleta desculpe. O correto seria que se ao sair de hijab nas ruas, pelo menos aqui nas terrinhas brasileiras já causa bastante estranheza. Imagina quando a pessoa sofre de uma doença.
3- Ser piegas seria algo como ser emotivo...que eu acho que sou muito.
4. Por último eu realmente não queria escrever um texto enorme no seu post e poluir.

Desculpa ter escrito muito. Mas deu pra entender?

Qualquer coisa: bjd_08@hotmail.com

Navegando nos arquivos

Related Posts with Thumbnails