terça-feira, 8 de março de 2011

Viajando pelo Paquistao - KatasRaj Temple

Meu projeto de conhecer pelo o menos os principais pontos turisticos do Paquistao esta indo firme e forte, gracas ao meu bom Deus ;). 

E por falar nisso, eu acho um enorme desperdicio aquelas pessoas que moram num lugar que tem tanto a oferecer, tanta cultura, tanta historia a ser explorada e tantos lugares magnificos para se ver, e simplesmente perdem a oportunidade de vivenciar coisas tao legais, por pura preguica talvez. Isso acontece muito, inclusive no Brasil. E a desculpa de que eh caro e bla bla bla nao cola, porque ao menos aqui, viajar pelo pais, eh bem acessivel ;)

E tambem para aqueles que vem ao Paquistao e se limitam a ficar apenas nas grandes cidades e nao se aventuram pais adentro, nao sabem o que estao perdendo. 

Acreditem, o Paquistao eh MUITO MAIS que um monte de terroristas sanguinarios  e politicos corruptos. Eu nao canso de dizer que eh um pais realmente incrivel e deveria ser muito melhor explorado seu potencial turistico. Alias, que governinho BURRO esse daqui viu! Com tantas coisas maravilhosas que existe aqui para serem vistas e "exploradas" (no bom sentido da palavra), eles estao perdendo a maravilhosa oportunidade de atrair milhoes de turistas anualmente, pois nao investem em propaganda e muito menos conservam adequadamente toda a riqueza cultural e a natureza impar que o Paquistao possui. Da pra contar nos dedos os poucos gatos pingados (turistas) que aparecem por aqui em comparacao com o que poderia ser. Uma pena!

No meu caso, eu dei uma sorte danada porque meu marido eh tal e qual como eu, tem espirito aventureiro e adoooora se embrenhar rumo ao desconhecido. Tem paixao tambem por fotografia, just like me (embora ambos sejam totalmente amadores no quesito rsrs, fotografos wannabe, sabe como?)

Pois entao, o mais recente item de lugares must go riscado da minha lista, foi o KatasRaj Temple, que eu ja conhecia por fotos. 

O KatasRaj eh um complexo de templos Hindus (ruinas) dedicados ao deus Shiva. As contrucoes mais "recentes" datam de 900 anos, mas a historia do local eh muito mais antiga, datando do sexto seculo DC. Esta localizado no Vilarejo de Katas, no Distrito de Chakwal, em Punjab, a mais ou menos 1:30h (de carro) de Islamabad ate o local. Conhecam a historia toda AQUI.

O lugar eh simplesmente WOWOWOW!

 Assim que chegamos ao local, que eh todo cercado, porem aberto a visitacao, um guia muito simpatico, que fala fluentemente ingles (para minha felicidade hehe), nos recepcionou e nos guiou (derrr) contando-nos com riqueza de detalhes toda historia de cada construcao e tambem as lendas e curiosidades sobre o local. O danado ate me elogiou baixinho e disfarcadamente, em dado momento ele falou qualquer coisa sobre uma pintura de um ceiling que era muito bonita e emendou com um "just like you" hahaha...lol

A cada  passo uma  descoberta e um "waoooooo". 

Seguimos subindo as escadarias das contrucoes, explorando, viajando no tempo, fotografando, observando atentamente e absorvendo toda aquela aula de historia.

Mas pra mim, o apice da visita foi quando avistei a famosa piscina natural, que segundo a lenda, se formou com as lagrimas do deus Shiva na ocasiao da morte de sua esposa. A profundidade da piscina  ainda eh um misterio, mas o guia nos falou algo em torno de 300 feet (+ ou - 91 metros =O). MEDOOOO!

Gente, de verdade, meu coracao acelerou e eu simplesmente nao podia acreditar nos meus olhos. Eu NUNCA VI nada igual na minha vida. 

Eu sei que o mar eh azul, existem muitos lagos azuis maravilhoso no planeta, em cavernas e bla bla bla, mas igual a isso, nunca tinha visto nada igual. Talvez seja pelo fato de ser cercada por todas essas ruinas, que conferem um tom arido a paisagem e a cor azul turquesa profundo da piscina quebra toda essa homogeneidade e adiciona um toque de cor totalmente inusitado ao cenario, o que diga-se de passagem eh um colirio para os olhos. Sempre desconfiei que era "fotoxopis" toda aquela "azulidao" rsrs, mas nao, EH REAL, ou melhor, SURREAL! Divino, deslumbrante, maravilhoso! 

Claro que tiramos fotos de todos os angulos, como podem conferir abaixo.

Terminamos a visita no templo principal e maior, que fica no ponto mais alto do complexo. O guia nos cobrou  100  rupias por seu trabalho fantastico. Mesmo se fosse mais, pagariamos feliz e com gosto.


Os unicos "entretantos", eh que como tudo aqui no Paquistao, o local nao eh preservado adequadamente pelas autoridades, certamente ja foi saqueado por vandalos e necessita urgentemente de um projeto de reforma e preservacao, sob o risco de se perder boa parte desse legado incrivel em pouco tempo se providencias nao forem tomadas. Senti falta tambem de placas de sinalizacao com a descricao de cada monumento e por ultimo, os proprios visitantes com a TERRIVEL e abominavel mania de jogar lixo em qualquer lugar. Eu juro que tenho vontade de bater afffff! 


Ah, e quando estavamos deixando o local, ja do lado de fora, vi quatro turistas chegando, quatro rapazes muito gateenhos por sinal hehe, que aparentavem ser europeus ou americanos, sei la. Todos muito lindos e tinham jeitao de mochileiros, se bem que um era meio beeba, Hum huummm. Mas enfim, eh engracado ver turistas por aqui, como sao raros, eu que nem paquistanesa sou, fico feliz :P

Enfim, foi mais um passeio incrivel across Pakistan e voltamos com as energias renovadas e com essas imagens fantasticas coladas na retina :). Inesquecivel! E como eh perto de Islamabad, vamos voltar mais vezes InshAllah e explorar tudo ainda mais atentamente. Inclusive da proxima vez, meu marido quer levar o violao pra fazermos varios videos dele cantando e tocando hehe. Aguardem :P

Pra completar,  nao poderia deixar de registrar que nesse mesmo dia (ultimo domingo - 06/03), ainda visitamos um parque muito legal que tem em Rawalpindi (esqueci o nome do bendito afffff), que na verdade eh um complexo de entretenimento enorme e muito lindo, com parque de diversoes, lagos, zoologico, pedalinho, museu, restaurantes, lojinhas, area de camping e trekking, etc ufaaa rs.. 

Depois fomos jantar em um restaurante novo em Islamabad e muito bacana, com ambiente aconchegante e ao mesmo tempo requintado, o Amelia, onde experimentamos como entrada, o Amelia Special Salad, uma das coisas mais deliciosas que ja comi na vida, nao tem palavras pra explicar o tanto que eh bom. Uma mistura inusitada doce e salgada de frutas (uvas, pessegos, cereja, manga, maca) mais castanhas, uvas-passa, peito de frango, maionese extra cremosa e algum outro liquido que confere uma cor rosada ao prato e o sabor adocicado, que nao consegui indentificar. Eh de comer ajoalhada, juro! Ah, como prato principal, pedimos Chicken Karahi +Naan e raita (iogurte), tudo delicioso tambem :)

Pra quem vier a Islo, anota ai o endereco porque que vale muito a pena: Amelia Restaurant, Darwesh Plaza, opposite DHA-II (Gate 1), GT Road, Islamabad.

E pra fechar com chave de ouro esse wonderful day, demos uma passada rapida no Mini Golf (outro complexo de entretenimento) que fica em Bahria Town (um dos bairros mais nobres de Islo) com a intencao de darmos um role de kart, mas achei muito "caro" e desistimos. Entao seguimos para o Jungle Cafe, ao pe do Margalla Hills (montanhas que rodeiam Islamabad),  para uma sessao de sheesha (soh pro meu husband, pra mim nao rsrs) e claro, um cafe delicioso, tudo ao ar livre e puro, um friozinho delicioso e a melhor companhia do mundo, que a proposito estava em romantic mood mode on TURBO hehe ;). Just Perfect! 

E isso minha gente, eh por essas e por outras que eu nao canso de dizer, COME TO VISIT PAKISTAN (venha visitar o Paquistao!). Esse  ate ja virou meu bordao..Alias, bem que podiam me dar um job como ministra do Turismo neh, aloka hihihi

Agora, chega de bla bla bla e enjoy the pics!

Como sempre, cliquem pra ver as fotos bem grandes.



O famoso guia (ele eh famoso msm, tem ate video no youtube hihi)
Um pouquinho da historia do local...



Pequeno templo dedicado a celebracao de casamentos. Segundo o guia, eram celebrado 10 casamentos de uma soh vez nessa minuscula sala, imaginem?!
































Mais informacoes e fotos aqui.

Disclaimer:

Todas as fotos acima foram feitas por mim e a mim pertence. Sua utilizacao devera ser acompanhada dos devidos creditos e previa autorizacao.Obrigada.


6 comentários:

Gori disse...

Simplesmente fantástico mesmo!
Essas pérolas escondidas certamente farão parte dos meus passeios pelo Pak futuramente.

Belas fotos bee!!
Saudades!

Everyn Palhares disse...

Sim venha amiga, eu te levo la =D (desculpinha pra ir de novo hihihi). Vc vai amarrrrr!

Sabe, eu adoro metropoles, cidades agitadas, concreto, shoppings etc, amo mesmo, de paixao, MAS o velho me fascina mais porque tem toda uma aura em torno sabe? Todo u misterio envolto, parece que esses tipos de lugares tem ALMA...

Mel disse...

Lindissimo!!Um dia eu vou pro Paquistao,bem longe de Karachi hihihi,e vc sera minha guia amiga, ir num lugar desse,nossa que sonho!! mas com meu marido,sem chances,ele procuraria um cantinho pra se encostar e dormiria mal humorado,irei com minhas filhas que sao minha melhor companhia de todo o sempre.

Everyn Palhares disse...

Jura Mel que o seu maridex nao curte? Nao posso crer...Amiga, vc tem q arrastar o homi hihihi, pq soh pq ele nao gosta, nao significa q vc vai perder de ver as coisas belas da vida neh?

Marcmel disse...

Mishal vou usar o jargão que Rodrigo Faro tem usado ultimamente: Hoje não é seu aniversário, mas você está de parabéns!!

Olha estou adorando suas novas postagens, sobre a historia do pak, suas viagens, e principalmente suas fotos. Queria dizer a você que isso só impulsiona o meu desejo de querer ir visitar o paquistão! Antes, nem passava pela minha cabeça visitar tal lugar pelas informações que a mídia despeja em nossa tv, mas você me transmite uma tranqüilidade tão boa!!

Parabéns! Estou amando ler o blogger!

Marcmel!!

Everyn Palhares disse...

Marcmel - Nossa flor, e ler essas coisas me impulsiona a escrever mais e mais hihihih...Muito obrigada, de coracao =)))

Navegando nos arquivos

Related Posts with Thumbnails