terça-feira, 5 de abril de 2011

Receita de Sheer Khorma - Sobremesa facilima de fazer

Hello pessoas =)

Repararam que eu ando muito 'Amelia' esses dias neh hihihi, ai ai, quem me viu e quem me ve lol, abafa!

Entao, mas vamos ao que interessa..

A Paquistanesanca ADOOOOORA uma sobremesa (e quem nao gosta neh), mas eh assim, tipow TEM QUE TER todo santo dia, o que se torna uma verdadeira funcao aff...

Mas pra alegria geral da nacao (e minha principalmente), tem uns sweetdishes tradicionais muito faceis de fazer, rapido e o melhor, baratinho e eles amam.

 E uma dessas sobremesas, super populares por aqui, eh o Sheer Khorma, muito comum durante o mes de Ramadan, especialmente no Eid, porem, o povo faz o ano todo. 

Eh feita a base de leite, acucar e vermicelli (que parece aquele "macarrao cabelo-de-anjo", soh que mais fininho, mas acho que da pra usar o 'cabelo' de boa pra substituir). 





E titia Mishal ta muito boazinha hoje e vai ensinar pra voces (step-by-step) como fazer e surpreender seu paki e sua familia tambem ;)

P'S: Ai gente, sempre quis fazer isso, desde pequena eu adorava ver aqueles programas de culinaria na TV, e todos os ingredientes em seus respectivos recipientes...adoro, acho chic, acho organizado hahaha lol

Voce vai precisar de:

  • Vermicelli - 01 xicara cheia (quebrado em pequenos pedacos)
  • Leite - 01 litro (prefiro os de caixinha, mas pode ser qualquer um)
  • Acucar - A gosto (eu uso de 5 a 6 colheres de sopa, porque nao gosto muito doce)
  • Cardamomo - 3 ou 4 
  • Essencia de Kewra* (que provavelmente vc nao vai encontrar no Brasil, entao pode usar baunilha) -  3 ou 4 gotas

Opcionais

  • Amendoas cortadas no sentido longitudinal (tem gente que ferve antes pra remover a pele) - Use pra decorar depois da sobremesa pronta. Ou ainda pode-se usar pistache.
  • Dates (que sao as tamaras, sem caroco e cortadas em pedacos pequenos) ou uva-passa, ou ambas - Devem cozidas junto.
  • Leite condesado (essa ja seria uma adaptacao nossa, porque eles nao usam aqui pra essa receita, mas deve ficar uma delicia. Ai nao precisa de acucar, ou use bem menos se for o caso)

Preparo:
Primeiro ferva o leite com o cardamomo em fogo medio e quando estiver levantando fervura, acrescente o vermicelli, o acucar e as tamaras (se for usa-las) e mexa bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar mexendo de vez em quando para nao grudar, ate que fique cremoso. Se apos algum tempo cozinhando, ainda estiver muito liquido, acrescente um pouco mais de vermicelli. O resultado final, apos gelado, deve ser uma sobremesa cremosa e levemente consistente, mas nao dura, se isso acontecer, acrescente um pouco mais de leite gelado e misture. 


Coloque em uma travessa, decore com as amendoas e leve a geladeira.


Prontinho, facil, deliciosa e todos vao te amar pra sempre hahaha


Arrasem e depois me contem se deu certo. Qualquer duvida grita logo ali abaixo na caixa de comments hehe.


As quantidades mostradas nas fotos, sao meramente ilustrativas, eh soh pra ficar chic kkkkk


+
 +
 +
 +




* Khewra eh uma essencia que os pakis usam em quase todos os sweetdishes por aqui, mas nao faco a mais remota ideia a base de que eh feita, soh sei dizer que tem um aroma bem forte e muito caracteristico, eh a "cara" do Paquistao!





Disclaimer:
Todas as fotos acima foram feitas por mim e a mim pertence. Sua utilizacao devera ser acompanhada dos devidos creditos e previa autorizacao.Obrigada.


3 comentários:

Marina disse...

hummm delícia isso hein?? Eu adoro doce com cabelinho de anjo, em minas gerais é bem comum fazer isso, como se fosse um arroz doce, mas coloca o macarrão ao invés de arroz. Será que algum paki andou por minas no passado? ahahaa

E claro, a gente come com canela, mas é show de bola.. fiquei curiosa pra ver como ficaria com o gosto dessa essência!!

Everyn Palhares disse...

Vc acredita que o povo aqui NAO USA canela em doces? Eu fiquei passada...eles usam mto, mas em pratos salgados...Cada uma neh? Eu adoooooro canela...

Amanda disse...

Amei as fotos dos ingredientes nos respectivos potinhos!! Mais uma que assistia programa da Ofélia quando era criança, hehe... eu tentava fazer isso quando era pequena mas minha mãe ficava brava por tre que lavar todos os potinhos depois!

Vou fazer pro paquistanes aqui, vamos ver o que que ele acha :)

Bjs!

Navegando nos arquivos

Related Posts with Thumbnails