terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pedintes - um problema serio no Paquistao

Se tem uma coisa irritante (e preocupante) aqui na Pakiland eh o numero impressionante de pedintes (beggers).


 Nao ha onde voce va, em qualquer cidade do pais, que eles nao estejam em toda a parte, aos montes...Sao criancas, mulheres, mulheres com bebes de colo, idosos, Kusras (o que eles juram aqui que sao os tais "hermafroditas", mas pra mim sao travecos mesmo hihih, porque nao eh possivel ter taaaaaantos hermafroditas assim aff), pesssoas mutiladas ou com alguma limitacao fisica (voces nao tem nocao do que eu ja vi por aqui, o tanto de deformidades, eh de doer o coracao) e por ai vai.


Ate aqui em Islamabad que supostamente eh uma cidade um pouco mais "abastada" em relacao ao resto do pais, o problema acontece muito. Mas onde vi mais mesmo foi em Multan (muito muito muito) e Karachi. Mas nao tem jeito, todo lugar tem, inevitavelmente!


Eh automatico, voce para o carro e eles te abordam e ficam batendo na janela insistentemente, chega a dar nos nervos, porque eh demaaaaaais da conta! Eu nao sei se fico com doh ou com raiva, mas uma coisa eh certa, eu fico com ODIO desse governo inerte e corrupto que nao faz NADA pra melhorar a vida de seu povo e trazer um pouco de dignidade pra essa gente toda =/


Sempre ajudamos como podemos. Tem alguns casos (principalmente os beeem velhinhos) que me corta o coracao, mas gente, acreditem, NAO DA. Se voce for dar dinheiro pra todo mundo que vier pedir, com certeza em pouco tempo, voce tambem estara nas ruas junto com eles pedindo. E sem falar que, meu sogro disse que ha uma verdadeira organizacao criminosa por tras desses pedintes, alguns sao PRO mesmo! Gente espertinha que os explora e faz disso um negocio $$$. E muitos deles tem ganhando ate muito mais do que gente que trabalha e da duro pra conseguir as coisas.


A gente acaba se sentindo super mal e culpada, mas nao da pra resolver o problema de todos, no way! Ja pagamos altissimos impostos pra tudo e eh obrigacao do governo resolver esse tipo de problema, providenciando principalmente educacao, saude, condicoes deles ganharem a vida com trabalho digno e por ai vai (nos brasileiros conhecemos bem esse cenario neh?)


Isso tudo sem contar os milhares de "vendedores de qualquer coisa" e os flanelinhas que tambem vem em cima da gente.


Teve um caso ate muito "engracado" (pra nao dizer tragico) que presenciei em Lahore, xo contar rapidinho hihihi: Toda semana eu e marido iamos num certo lugar la tomar sorvete (ICELAND, delicia, recomendo).


 Ai que tinha um senhor que SEMPRE estava la tentando vender um par de oculos daqueles de plastico, de crianca e beeeeeem barrelinha mesmo, velho e com a perna quebrada hahaha..Toda santa semana o pobre do homem tava la no mesmo bat local com os MESMOS bat "produtos", porque neh, quem eh que vai comprar aquilo? Acho que as pessoas "compravam" pra ajudar, mas nao levavam :P. Tadinho =/


Entao eh isso, pra quem estiver vindo visitar o Paquistao, ja se preparem pra se deparar com esse enorme problema que certamente  vao presenciar!



Foto: Google images

6 comentários:

Mel disse...

Amiga,eu percebi isso em Karachi e realmente é um serio problema,mas creio que isso aconteca em todo lugar precario,onde tem gente que passam necessidades existe pedintes,seja de dinheiro ou qualquer tipo de ajuda,e claro nisso existe muito a ma indole de pessoas que se aproveitam dessa"ignorancia"do povo pra lucrar algo pra si.
Dessa vez que estive no Brasil usei muito o metro e na estacao que eu sempre descia pra pegar o onibus tinha uma barraquinha de tranqueiras e afins na frente , la toda vez tinha tres meninos,eles faziam ponto la pedindo um,dois reais,eu sempre pagava um lanche,ou um suco pra eles,eles consumiam la na minha frente e eu ficava muito feliz,mesmo se fosse mentira deles,eu fazia a minha parte,um dia eles crescerao e se Deus quiser eles nao vao gostar de lembrar se alguma vez pediram algo de má fé e receberam de boa fé.

Lencos e aderecos disse...

É triste, mas aqui no Brasil acontece a mesma coisa. Países de 3º mundo, onde existe mta corrupçao, tem dessas coisas. Sao mtos pedintes, nos ônibus, nas ruas, nas casas, nos semáforos, por toda parte. Ficam nos semáforos com água e uma mistura de detergente pra lavar o vidro do carro, embora a pessoa nao aceite eles jogam tudo no vidro e ficam exigindo dinheiro. Sem contar alguns que ao invés da mistura com detergente usam ácido e tentam atacar as pessoas. Aqui no Brasil a coisa tbm tá feia.
Devido ao desemprego milhares de pessoas passam a vender tranqueiras nas ruas, nas praias, de porta em porta, por todos os lados, enche o saco, mas é o meio de vida deles, fazer o que né?
O Brasil e o paquistao sao bem parecidos em alguns aspectos.

Eu tbm sinto um dó, ajudo qdo posso, mas infelizmente exitem pessoas por trás dos pedintes que os manipulam e acabam ganhando mto dinheiro as custas deles. Eu pago uma refeiçao, compro comida, dificilmente dou dinheiro.

bjiimm

Neide B. disse...

É muito triste isto. A história nos conta que eles sempre existiram e parece que sempre existiram seja no Paquistao seja no resto do mundo. Ah, certa vez ouvi uma pessoa a dizer que em Meca e Medina tem muitos pedintes e pasmem a grande maioria sao paquistaneses.

Anônimo disse...

Mana, eu deixei um presentinho em forma de selo no meu blog, é um presentinho em forma de divulgação , adoro o teu blog ... beijos e salam .

Erika Aysha disse...

Megaaaaa tem selinho la no meu blog beijosss :)

e qto aos pedintes ai na pakilandia, menina q e aquilo... bjs

Sarah disse...

Bem aqui no Brasil não é muito diferente. Morei em Fortaleza e não notava que haviam muitos pedidntes nas ruas. Passei 9 anos fora e quando voltei aqui fiquei impressionada com a quantidade de pedintes que tem. Você nota que alguns são pedintes por malandragem, que são pessoas novas e com saúde, mas que alegam que ganham pouco trabalhando. Não sei nem o que pensar deles. Só que está um caos. Aonde você vai aparece um. Um não, vários. Nos estacionamentos, nas portas das igrejas, nos sinais...

Navegando nos arquivos

Related Posts with Thumbnails