Designer veste Barbie com burca
A italiana Eliana Lorena desenvolveu roupas para 500 barbies negras, que serão leiloadas na sexta-feira em Florença. Entre os trajes há alguns típicos muçulmanos, como a radical burca
Uma boneca Barbie vestida com uma burca, traje radical que cobre todo o corpo e é usado por algumas mulheres muçulmanas, é a estrela principal de um leilão beneficente que será realizado nesta sexta-feira (20) na Sala do Cinquecento, instalação mais nobre do famoso Palazzo Vecchio, em Florença, na Itália.
A polêmica vestimenta é parte de uma coleção elaborada pela artista italiana Eliana Lorena, que desenhou roupas para 500 Barbies negras. As bonecas representam diversas culturas, estilo e hábitos das mulheres de todo o mundo. Além da Barbie de burca, uma vestimenta usada principalmente no Afeganistão, há outras versões de trajes muçulmanos – como o xador, que cobre o corpo, mas deixa o rosto de fora (veste básica da mulher iraniana) e o hijab, que esconde apenas os cabelos e é usado pela maioria das muçulmanas que vivem em países ocidentais.
Ao jornal italiano Corriere della Sera, a designer disse que a exposição das bonecas é uma “provocação, especialmente para as mulheres ocidentais que se dizem livres, mas que não são, e que na verdade vendem seu corpo e sua imagem”. Além das vestes muçulmanas, há bonecas com roupas típicas africanas e asiáticas em meio a diversas versões de roupas tipicamente ocidentais.
Além das 500 Barbies negras, serão leiloados objetos feitos especialmente para comemorar os 50 anos da boneca por empresas e designers como Ferrari, Kartell, Cesare Paciotti e Assouline.
A renda do leilão, apoiado pela Mattel, fabricante da boneca, e organizado em parceria com a famosa casa britânica Sotheby's, será revertida para projetos sociais da ONG Save The Children.
Fonte aqui
Achei phophyssyma a de Hijab e Jeans...Eu usaria, e vc???
3 comentários:
ahh fofinhas!
tb quero uma
Aaah, mto cute!!
A 1ª boneca usa 1 lenço na cabeça chamado de Hijab, o Hijab é usado no Iran e no ocidente por muçulmanas [muslimahs]. As iranianas não usam burka e Nikab, Usam Hijab diariamente e trajam calças jeans + batas largas e 1 capa longa chamada xador em dias de tempestade de areia.
A 2ª boneca usa 1 burka.
A burka era a vestimenta das mulheres da nobreza afegã, ás x 1 rei afegão tomava 1 mulher hazara [descendente de Gengis Khan] como concubina e o uso da burka evitava protestos da população na época em que o Afeganistão era regido pelo sistema de castas. Com a invasão soviética ao país na década de 70 as mulheres afegãs da plebe passaram a usar a burka como 1 forma de proteção contra o assédio masculino estrangeiro.
A 3ª boneca usa 1 xador, traje muito difundido na Arábia Saudita acompanhado pelo nikab.
Por baixo da burka e do xador as muslimahs orientais usam trajes comuns, como lindos vestidos e calças jeans fabricadas na China comprada a preço de banana [2 euros] e vendida no Brasil por 1 mil reais.
Existem extensos corredores rodoviários e ferroviários que cortam a Asia rumo a Europa, eles servem p/ transportar produtos fabricados nas fábricas da China e vários países islâmicos têm entrepostos chineses
Postar um comentário