segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Enchentes do Paquistao - Uma tragedia sem precedentes!

Clique pra aumentar as fotos


Voces certamente devem estar acompanhando pela imprensa a cobertura da tragedia (mais uma) que assolou o Paquistao por causa das enchentes que estao ocorrendo, principalmente na regiao noroeste do pais...Sao as temidas chuvas de moncoes, que ano apos ano, destroi e mata. Mas esse ano foi a pior da historia do pais!


Nessa materia do Dawn News, eles destacam que o numero de vitimas afetadas (nao de vitimas fatais) pelas enchentes sao maiores que as das ultimas maiores tragedias do planeta somadas (Tsunami, Haiti, etc). 


Eu ate pouco dias ainda nao tinha me dado conta da extensao e consequencias dessa imensa catastrofe que  que afetou diretamente a vida de mais de 13 milhoes (TREZE MILHOES) de pessoas, deixando-as sem casa, sem agua potavel e comida, sem saude, sem trabalho, sem dignidade, sem esperanca, sem NADA...Isso sem falar nas milhares que perderam suas vidas.


E o que mais me doi e me revolta nisso tudo, eh que enquanto literalmente o povo esta morrendo afogado, o inerte presidente desse pais, esta dando voltinhas na Europa ao inves de estar tomando as devidas providencias para ao menos aliviar um pouco o sofrimento desse povo. 


Nao que a inutil presenca dele aqui fosse mudar alguma coisa, mas isso soh serve pra reiterar ainda mais o quanto ele eh um canalha, mau carater que nao esta absolutamente nem ai com ninguem. Ai gente, quando eu falo desse homem minha pressao chega ate a subir de tanta revolta que eu sinto, eh serio! Deus que me livre!


Pois eh, o caso eh grave, gravissimo. Campanhas estao sendo feitas pra ajudar as vitimas, alguma ajuda internacional esta sendo enviada, mas tudo ainda eh quase nada diante das necessidades mais basicas dessas pessoas. Eh de cortar o coracao ver tanto sofrimento assim. 


Em Lahore gracas a Deus nao aconteceu nada, mas talvez porque nao esta chovendo tanto. Lembro que dia desses teve apenas um dia de chuva forte e a cidade jah ficou inundada em varios pontos, imagino entao que se chovesse mais, provavelmente estariamos com serios problemas aqui tambem. A agua nao tem escoamento, fica tudo alagado mesmo, isso eu vi de perto! Eu nao entendo como pode um pais ser tao desestruturado desse jeito, aff!

Mas as consequencias disso tudo ja deu pra sentir na pele aqui tambem, ou melhor no bolso,  e certamente vai piorar. Os precos dos alimentos estao disparando. Soh pra voces terem uma nocao, o quilo do tomate que ate poucos dias era algo em torno de 20, 25 rupias, agora esta 80 rps. O mesmo com outros vegetais. Porque lavouras inteiras foram arruinadas, logo, inevitavelmente todos no pais vao sofrer de uma forma ou de outra.


Agora pensem voces, pra gente que tem ate uma vida razoavel, as coisas ja pesam, imagine entao pra quem ja era pobre, pauperrimo e ja nao tinha nem o minimo pra sobreviver antes, agora entao eh que estao "mortos" de vez :(


Eu vejo absolutamente perplexa as cenas em todos os canais de TV do Paquistao, dos locais afetados, daquelas pessoas que do dia pra noite perderam absolutamente TUDO.Cidades inteiras totalmente devastadas..Os prejuizos sao incalculaveis! 


 Os comerciantes que antes empregavam pessoas, agora tambem se veem numa situacao de total miseria humana.Imagine os empregados, que sao pais de familias e dependiam totalmente dessa pequena renda...


Enfim, os desdobramentos sao infinitos e num pais que jah estava mais que no buraco, isso veio apenas pra acabar de vez com qualquer esperanca de reestruturacao! 


Da nossa parte aqui, jah fizemos uma doacao em dinheiro (o que sempre me da medo, porque nunca acredito que o dinheiro vai ser mesmo usado em beneficio das vitimas) e estou separando roupas, sapatos e alguns utensilios pra doar nos pontos de coleta. Sei que eh muito pouco, mas se cada um fizer sua parte, jah alivia ao menos pouco o sofrimento dessas pessoas, que vao levar anos pra se reerguerem, isso se conseguirem neh.


Nao poderia deixar de destacar o maravilhoso trabalho dos soldados das forcas armadas que estao trabalhando nas operacoes de resgate. No meio a tanta indiferenca e pouco caso dos governantes, pelo o menos o pais pode contar com esses verdadeiros herois  que estao colocando suas proprias vidas em risco para salvar as vitimas do desastre.


No mais, eh orar muito para que pare de chover e que Deus de algum conforto a todos que estao passando por esse momento tao doloroso e dificil.


Fotos retiradas daqui (cliquem para ver mais)


4 comentários:

Carol disse...

o negocio foi feio =(
super triste, o pais ja eh pobre, num tem estrutura para salvar esse povo imagina agora...

Patricia disse...

Sabe o que se passa pela minha cabeça quando vejo tudo isso? O que esse povo fez? Meu Deus... Esse povo já sofre tanto com os atentados, terremotos e agora essas enchentes... Só nos resta orar por eles mesmo!

Anônimo disse...

Você pode me indicar pontos de coleta no brasil e américa latina para que eu possa repassar a mensagem? obrigada.

Everyn Palhares disse...

Oi L

Olha nao sei se no Brasil tem algum ponto de coleta (Acho bem dificil, ate msm por causa da logistica), mas a UNICEF esta arrecadando e da pra fazer o donativo on line

http://www.unicef.org.uk/give/index.asp?page=92

E aqui nesse post desse blog super conceituado no Paquistao, tem varias outras formas de doar

http://pakistaniat.com/2010/08/18/pakistan-flood-relief-donate/

E obrigada por repassar a mensagem..=))

Quando o fizer, let me know ok?

Navegando nos arquivos

Related Posts with Thumbnails