segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pascoa no Paquistao

Sempre tive curiosidade de saber como vivem os cristaos aqui no Paquistao, que sao apenas uma minuscula minoria da populacao.


Ouco muitos relatos de barbaries cometidas contra os mesmos por aqui, mas entretanto, nao eh raro se ver igrejas catolica, colegios e universidades e ate hospitais cristaos. Aqui em Islamabad mesmo tem "muitas" igrejas e em muitas outras cidades pelas quais ja passei tambem.


Agora um fato que achei bem curioso, eh que as mulheres cristas daqui, tambem usam a dupatta (veu), igualzinho as muculmanas, o que me leva a crer que o uso da mesma esta muito mais relacionado com a cultura e tradicao, do que com a religiao em si, mas peco que me corrijam se eu estiver errada. Ou entao (suposicao minha) talvez elas usem ate mesmo pra nao chamarem a atencao e assim, nao correrem riscos.


Eh muito dificil distinguir uma mulher muslim de uma crista apenas julgando pela vestimenta.




Fotos: Dawn News

O Dawn News traz uma colecao de fotos das celebracoes de Pascoa pelo Paquistao, que obviamente, eh bem mais timida (e nada comercial) que no ocidente com todas as suas tradicoes, coelhinho da pascoa, ovos de chocolates e etc. 


Vale a pena dar uma olhada.


P`S: Alguem guarda um ovo de pascoa pra mim? Rs.




4 comentários:

Neide B. disse...

Penso que para o bem e segurança deles, devem celebrar com discriçao e silencio.

Aminah disse...

Gostei do post, ficou com gostinho de quero mais...hehehe

Beijinho,
Sahira

Ursinhu da Juh =] disse...

Eu acredito que elas usam o véu porque é normal do país, acredito que até para elas o uso do véu não signifca imposição, afinal de contas pra mim tudo é ropa gente!!!
O véu sem exagero é elegante, é decente pra que fica causando, chamando a atenção se não tem problema usar nao é mesmo?. Isso escandalizaria as pessoas e para os cristãos encandalizar não é algo bom, DEUS não recomenda para ninguém.

May disse...

na verdade, o uso do véu pras mulheres é hadith não só no Alcorão, mas na Bíblia e na Torá tbdade.só que é aquela coisa né... não há uma unidade, como no caso do Alcorão. Cada um interpreta como quer...

beijos!

Navegando nos arquivos

Related Posts with Thumbnails